Web Analytics

29/05/2012

Dissociação do Espiritismo e sua pratica pseudoconservadora.


Parto sempre do principio que Jesus sabia o que estava fazendo ``diga-se de passagem isso é consenso´´e que suas pregações como seus atos eram constituídos pelo ato de FÉ.
Aprendi que a fé não se trata de ato estático relativo a crença no maravilhoso,mas sim de atitudes concretas onde o ser humano busca pelo seu entendimento os meios de melhoria.Baseado neste fato ``a melhoria´´ é que continuo arduamente a rever conceitos e a partir de então pergunto.
Que é melhoria? ou  Que é crescimento?
Segundo a necessidade intima?
No inicio citei que os atos de Jesus eram constituídos pelo ato de FÉ , e nesse exato momento sugiro que reflitam.
Fé de quem? De Jesus ou quem o procurava ?
Essa pequena introdução é para refletir sobre a proposta do texto DISSOCIAÇÃO.Jesus agia conforme a necessidade de quem o procurava,ora aconselhava , ora curava , ora reprimia ou expulsava demônios sempre segundo a fé daqueles que o procuravam.
E porquê na atualidade essa pratica altruísta se esconde por trás da responsabilidade pessoal , não que eu discorde totalmente da RESPONSABILIDADE INTIMA de cada um, porem como  podemos avaliar o que ocorre no psiquismo do ser humano?Como podemos aferir o nível de crescimento de outra pessoa?
Na pratica muitos pretendem fazer essa aferição segundo o ponto de vista estreito , limitado tanto de seu conhecimento como da interação desta pessoa com seus sentimentos e esquecemos que nada se esconde aos espíritos nem mesmo os pensamentos.Lembram?
Pois bem visando a disciplina ,que atualmente é o foco principal de toda sociedade criou-se um sistema de padronização evitando assim que a Doutrina Espírita descamba-se para o misticismo arraigado na intimidade de cada ser , mesmo com todo estudo estabelecido pelas Sociedades Espíritas , não podemos esquecer que cada um de nós carrega arquivos mentais milenares que estabelecem nossas atitudes devido a personalidade congênita tais como : O religiosismo (pensamentos místicos ou extremamente religiosos) e a Ortodoxia (que inclui quaisquer posições, opiniões, padrões ou doutrinas oficiais ou vigentes que uma determinada instituição, organização ou sociedade formula, aceita e defende. Pode-se dizer que a ortodoxia é a manutenção e defesa do status quo)
Analizado e explicado esse pequeno aspecto podemos entender que a Doutrina Espírita não se trata apenas da padronização ( cursos , atendimento fraterno ,tratamentos espirituais por passe e agua fluidificada,reuniões de desobsessão socorristas ou mesmo as de desobssessão direcionadas que sequer fica-se sabendo o resultado alcançado obtendo um feedback , pronto eis ai um termo importante , feedback ( retorno ) .
Os livros da codificação trazem um manancial donde o observador atento e disposto a sua utilização dando enfase a coerência dos atos pode utilizar de variados recursos em beneficio do próximo atuando de maneira variada e condizente com a necessidade de cada ser humano.
Não nos cabe separar de modo veladamente religioso a atividade medianimica da educação evangélica pressupondo que a responsabilidade é apenas intima daquele que sofre , e aplicando ostensivamente a educação como fonte única de auxilio esquecendo que muitas pessoas precisam de intervenção imediata .
Pautados na questão de que o plano espiritual e seus abnegados trabalhadores sempre estão a frente do trabalho ,muitos confrades se tornam religiosamente improdutivos não tomando as iniciativas que cabem ao lidar com variados tipos de sofrimento humano , um forte indicio é o temor da mudança de padrão.
Toda casa espírita possui uma variada qualidade de médiuns na grande maioria mal aproveitados nos trabalhos subdesenvolvidos por falta de confiança no mesmo plano espiritual que entregam cegamente as tarefas diversas mediúnicas.
Separa-se atividades por casas : uma trabalha com cura , outra com psicografia , outra com cursos , outras mal andam decentemente por falta de estrutura ,colaboradores e principalmente instrução para lidar com os sentimentos humanos .
Reclama-se do êxodo das casas espíritas ,mas não existe ação intima ,sim intima , para reter as almas que são direcionadas as casas para serem aliviadas de seus traumas.
Dando a atenção diferenciada para cada ser conseguiremos mudar seus conceitos ? Não claro que não ! Porem muitos ao se livrarem de mazelas no impacto de tratamentos direcionados acordam e reconstroem suas vidas , outros nem tanto , mas não podemos esquecer que cabe sempre ao plano maior decidir tais oportunidades.
Jesus curou cegos que voltaram a utilizar a visão de forma errada , mudos que voltaram a maledicência, leprosos que voltaram a prostíbulos entre tantas outras falhas da humanidade , mas mesmo assim tiveram sua oportunidade.Assim funciona o Espiritismo ou deveria funcionar de fato , não nos cabe julgar se é merecimento ou não de alguém passar por algum sofrimento em detrimento de um falso conservadorismo.

Nenhum comentário: