Web Analytics

04/06/2012

O Magnetismo como fonte inesgotavel das possibilidades no tratamento Espirita

Kardec ao formular a questão de numero 555 em O Livro dos Espíritos -
Que sentido se deve dar ao qualificativo de feiticeiro?,obteve a seguinte resposta :


“Aqueles a quem chamais feiticeiros são pessoas que,quando de boa-fé, gozam de certas faculdades, como sejam a força magnética ou a dupla vista. Então, como fazem coisas geralmente incompreensíveis, são tidas por dotadas de um poder sobrenatural. Os vossos sábios não têm passado muitas vezes por feiticeiros aos olhos dos ignorantes?”
O Espiritismo e o magnetismo nos dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu um sem número de fábulas, em que os fatos se apresentam exagerados pela imaginação. O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as idéias supersticiosas, porque revela o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis da Natureza e o que não passa de ridícula crendice.

Daremos atenção ao destaque dos trechos acima:

O Espiritismo e o magnetismo nos dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu um sem número de fábulas.

O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas.

Se por um lado a resposta nos deixa claro que o conhecimento lucido desta doutrina cria as ferramentas necessárias a se desvencilhar dos mitos e crendices,nas entrelinhas,também deixa obvio que o mesmo conhecimento nos da as ferramentas sérias e as motivações para sua utilização,a saber,o conhecimento doutrinário e o conhecimento do evangelho.
Com o conhecimento doutrinário nos tornamos aptos a favorecer o intercâmbio via mediunidade em suas varias escalas e aplicabilidade,ao qual dispensamos maiores comentários para evitar a monotonia da leitura.
Partindo da premissa do que pode e do que devemos fazer,fico motivado a exercitar na pratica todas as possibilidades do atendimento que a pratica Espirita/Magnetismo me permite.
Como propagadores da Doutrina Espirita,não podemos nos apegar apenas ao Religiosismo empregado atualmente com a pratica pedante do ensinar sem empatia pela dor alheia como se todos encontrassem rapidamente caminhos que nós outros pseudo-equilibrados levamos séculos para atingir.
Claro não devemos nos entregar ao entusiasmo temerário,pois pode-se comprometer toda a estrutura elaborada por trabalhadores abnegados do Plano Espiritual,andar com passos firmes dentro do campo de auxilio é sempre o melhor modo de se precaver contra engôdos e fascinações.

O magnetismo esta ai como Lei Natural pronto a ser empregado com bom senso e determinação,falta vontade ou interesse real pelo próximo,estudem a área se desejarem ,mas ao utilizarem seus recursos sejam dignos de confiança.

Algumas fontes de estudo muito interessantes :A Gênese;O Livro dos Médiuns( Kardec );Hipnotismo e Magnetismo ( Cesar Lombroso );O Problema do Ser do Destino e da Dor (pg 251, cap. XIV ( Léon Denis )

Nenhum comentário: