Web Analytics

06/06/2012

Sobre dependência.

Que é dependência?

Meditando a respeito,chego a conclusão que existem dois aspectos da dependência.

Já pensaram sobre o que é dependência? Não? Então vamos lá!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Recomendação de 1964)

Dependência constitui-se a partir de três elementos:

-a substância psicoativa com características farmacológicas peculiares;
-o indivíduo com suas características de personalidade e sua singularidade biológica;
-o contexto sócio-cultural dinâmico e polimorfo, onde se realiza o encontro entre o indivíduo e o produto.

Se subdivide em duas categorias:

Dependência física

-Quando a droga é utilizada em quantidades e freqüências elevadas, o organismo se defende estabelecendo um novo equilíbrio em seu funcionamento e adaptando-se à droga de tal forma que, na sua falta, funciona mal.
-Estado de adaptação do corpo, manifestado por distúrbios físicos quando o uso de uma droga é interrompido.
-Na dependência física, a droga é necessária para que o corpo funcione normalmente.

Dependência psíquica

-É a dependência fundamental.
-A dependência psíquica se instala quando a pessoa é dominada por um impulso forte, quase incontrolável, de se administrar a droga à qual se habituou, experimentando um mal-estar intenso ("fissura"), na ausência da mesma.
-Condição na qual uma droga produz um sentimento de satisfação e um impulso psicológico, exigindo uso periódico ou contínuo da droga para produzir prazer ou evitar desconforto.
-Apego ao estado onde as dificuldades do usuário são momentaneamente apagadas pelos efeitos da droga que acaba por preencher a necessidade de "soluções" imediatas.
-Os psicotrópicos causam uma mudança no psiquismo, da qual as pessoas podem passar a depender. Em geral, estes efeitos são prazerosos.

Porem o nosso assunto não se trata simplesmente de evidenciar a dependência pelos psicotrópicos e sua consequência ,mas enfatizar que nós somos criadores de nossa própria DROGA PSÍQUICA,e o maior objetivo é motivar as pessoas a se curarem pela compreensão do que passam intimamente.
O desequilíbrio emocional causado por problema familiar ou social no geral,leva é claro muitas pessoas a buscarem ajuda.
Hoje é um fato a procura de variados métodos terapêuticos visando o alivio de dores que geralmente são consequências morais.
Porquê morais?São morais devido não oferecerem``a principio´´ um risco a saúde ,ofertam quando muito um certo perigo exagerado diga-se de passagem a um ou outro aspecto material ao qual somos apegados apesar de não assumir publicamente sob pena inconsciente de punição.
Mas ao buscarmos ajuda seja de terapias especializadas e centradas da área médica  como terapias holísticas e muitas vinculadas ``infelizmente´´ vinculadas a doutrinas e religiões diversas,essas por não possuírem custos são as mais atrativas pois em sua grande maioria as pessoas desejam se libertar sem encarar de fato seus conflitos ,passando a respirar por narinas alheias.
Pois bem ,ao buscar esse auxilio corremos o risco muito mas muito sério que é a alimentação da Dependência Psíquica.
Como vimos anteriormente a dependência psíquica é (É a dependência fundamental.-A dependência psíquica se instala quando a pessoa é dominada por um impulso forte, quase incontrolável..)
Traduzindo essa informação para o campo doutrinário ``Espirita´´ ao qual nos reportamos ,faremos uma reflexão breve:
Possuímos nas casas Espiritas o famoso atendimento fraterno ,atendimento esse que visa ouvir e auxiliar pessoas a refletirem sobre suas dores , vejam bem refletir e não DIRECIONAR ,porem encontramos muitos confrades envolvidos em si mesmo pelo ego exacerbado que os torna inconsciente ou conscientemente guias encarnados esquecendo que são falíveis como seres humanos e que o objetivo é auxiliar pessoas a desenvolverem seus métodos .
Toda pessoa que busca direcionamento para suas vidas através de consultas visando conselhos da espiritualidade denotam desconhecimento.
Hilário tocar no assunto pois segundo aprendi não existe consulta dentro de casas espiritas,que se trata de praticas enraizadas nos cultos Afro , como Umbanda, Candomblé ou outros como leitura de cartas ,mão etc etc.....
Porem o que é consulta?-------->Aviso, parecer, conselho (pedido a profissionais sobre determinado ponto). Qualquer dicionário explica sem entrelinhas.

Aprendi com um grande amigo que na UMBANDA as pessoas vão pedir trabalho e ouvem sobre motivação , estudo e trabalho adicionado a caridade amor indulgencia.
Pede-se auxilio a sua empresa e ouve sobre a empresa com tolerância amor fraternidade.
Ou seja que nada vem fácil e que se não mudarmos  hábitos de nada adiantara consultas a mediúnicos ou médiuns ególatras.
Não se auxilia pessoas com mediunidade seja ela através de reuniões ou medianímicas se assim fosse não estaríamos reencarnados mas lá do outro lado e sabe-se la DEUS em que estado.
Atentem aos pseudossábios hoje com aparente vontade de auxiliar , amanhã VAMPIROS PSIQUICOS implacáveis .




Afinal seria a dependência falta de coragem ou vergonha cara?


Reflitam


Nenhum comentário: