Web Analytics

09/09/2012

Os fariseus e os pecadores



                 Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", "a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

                 Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.
                 Na chegada de Jesus a jerusalém ouve um certo confronto, aqueles chamados doutores da lei não iam deixar por menos alguém que pudesse saber mais que eles, ou ser mais ¨santo¨, ou que pudesse ofuscar seu brilho.
                 Então eles faziam de tudo para tentá lo ou de uma forma a tentar achar alguma falha nas suas palavras.
Então Jesus tinha que ser muito severo com eles, usava de frases e palavras duras, de modo a tentar abrir lhes os olhos:
                 Fariseus, vós se assemelhais a túmulos caiados, brancos por fora e cheios de podridão por dentro, se assemelham ao cachorro que dorme na cocheira do gado, nem come da serragem nem deixa o gado comer, Fariseus hipócritas até as prostitutas te precederão no reino dos céus, vocês comem uma mosca e arrotam um camelo... O que ele queria era acordar, abrir os olhos pois que estavam cegos pelo orgulho e a vaidade.
                 Por outro lado entendia como ninguém os pecadores, deu exemplos por toda sua vida;
quando lhe levaram a mulher adúltera e lhe questionaram sobre o que fazer, seguir as escrituras de moisés apedrejando a até a morte, ele no mais alto de sua bondade disse: Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra, entendendo que todos somos pecadores e cada um está no seu nível de evolução e que não cabe a nós qualquer julgamento.
                 Na parábola do filho pródico, aquele que pecou contra o pai exigindo toda herança, foi e gastou tudo com jogos e prostitutas,mas quando volta pedindo o perdão, seu pai o recebe de braços abertos, além de o perdoar lhe dá uma festa em comemoração e diz: Meu filho estava morto e agora está vivo, no que devemos entender que todos podemos errar,mas depois que cairmos temos que nos levantar e tocar a vida pra frente, o que aconteceu fica como aprendizagem e que devemos pensar sempre para frente.
                 Maria de Magdala se arrependeu dos pecados, lavou os pés de Jesus e tornou se a mais dedicada entre todos os apóstolos.
                 Dizia Jesus: Eu sou a luz do mundo, enquanto eu viver ninguém viverá na escuridão,o que devemos entender?
                 Entendemos que com seus ensinamentos não ficaremos na escuridão, que estará sempre conosco, nos ensinando, orientando, sendo sempre aquela luz, ou como aquela estrela a nos guiar os caminhos, como aquela que guiou os reis magos ao seu encontro no nascimento


Contribuição de: Adílson Aloísio Almeida,Concluiu os cursos em 1998,atualmente faz curso de expositor espirita também no Neove.

Interesses doutrinários: Estudo das obras básicas do espiritismo,André Luiz,Emmanuel e Jacob Melo.

Nenhum comentário: