Web Analytics

03/01/2014

Por que escrevo.

                     Hermínio C. Miranda em seu livro ``O que é o fenômeno anímico´´ comenta sobre seu hábito de escrever e sobre a interessante frase ``por que escrevo´´, Hermínio cita um escritor americano que diz o seguinte, ``escrevo para saber o que penso´´.
                    Oras o pensamento é valido afinal costumamos esquecer mesmo aquilo que pensamos e pior esquecemos mesmo o que falamos, para nosso infortúnio. Mas não iremos tratar aqui das gafes morais que cometemos, vamos nos ater no porque escrevemos ou porque não escrevemos.

                    Penso que alguns pontos nos motivam a escrever, por exemplo:

 1° Escrevo para felicitar a mim mesmo, manifestar o contentamento intimo da busca bem sucedida ou organizada, o que significa que através do estudo atingi uma melhor compreensão do assunto por mim mesmo, comparando, analisando aquilo que chega a meu conhecimento via literatura ou senso comum, criando independência física e psíquica o que me livra de estar sujeito a mera opinião alheia seja de médiuns ostensivos, ou os ditos baluartes doutrinários.

2° Escrevo para dar a oportunidade a outras pessoas de refletir e desperta-las também sobre o que considero relevante social e doutrinariamente falando.

3° Escrevo para lembrar os detalhes de meu pensamento (outros já fizeram isso), assim com o ato de reler consigo reavaliar até mesmo as falácias que posso expor e com a maior humildade possível reavalia-las e assumir meu equivoco, assim como melhorar determinadas ideias. Lembrando que pouquíssimas  pessoas na humanidade teriam a capacidade de viver sem esquecer todo seu conteúdo intelectual fato este que só é possível segundo meu olhar a espíritos como o que animou o corpo de Jesus.

4° Escrevo pois não tenho medo de expor meus pensamentos e considero muito boa a ideia de que muitos possam avalia-los, assim nos ensina a doutrina espírita, analisar as informações que nos chegam quantas vezes forem necessárias, o que não é possível quando apenas ouvimos, se deseja conhecer alguém ou algum autor leiam ou busquem conhecer seu pensamento na integra ou pelo menos dentro daquilo que o próprio expõe. Assim dou a oportunidade de refutação e a refutação é o melhor meio ainda de se melhorar ou derrubar uma ideia falsa, diga-se de passagem muito melhor que fofocas ou apelo de amizade para calar uma ideia.

                    Desta forma penso que, se alguém fala algo em publico, informalmente mas na certeza que seu comentário se ampliará, estará sujeito a um contra-argumento, e considero muito justo usar as vias que me são possíveis e de minha autoria para isso, no caso meu Blog, Espiritismo Prático, que diga-se de passagem é aberto a comentários.


Nenhum comentário: